CURSOS
GRADUAÇÃO
INGLÊS
Bacharelado em Língua Inglesa
Licenciatura em Língua Inglesa
Literaturas de Língua Inglesa

HISTÓRICO

As origens do curso de Letras Inglês remontam à década de 1960, coincidindo com a fundação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Os primeiros professores do curso exerceram um papel fundamental na elaboração do currículo e na integração do conhecimento humanístico e científico da universidade, inclusive criando o Programa de Pós-Graduação em Inglês (link: http://ppgi.posgrad.ufsc.br/), que se tornou uma referência nacional.
Mais recentemente, novos professores ingressaram no curso, que hoje conta com 100% do corpo docente formado por doutores. Os docentes do curso de Letras Inglês têm sido muito bem sucedidos em captar recursos para a área, ganhando editais e bolsas de pesquisa em nível nacional e internacional.
Nosso curso se orgulha de ter pesquisadores que trabalham em uma variedade de especialidades e cujos trabalhos são reconhecidos dentro e fora do país.

ESTRUTURA DO CURSO

A duração do curso de Letras Inglês é de oito semestres e os estudantes podem optar por Bacharelado (enfoque na pesquisa) ou Licenciatura (enfoque no ensino). A conclusão do Bacharelado se dá por meio da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e da Licenciatura por meio de um Estágio Supervisionado realizado em uma escola pública da região.
O curso está organizado em torno de três eixos principais: Linguística, Literatura e Tradução, oferecendo um Programa de Disciplinas (link: http://www.lle.cce.ufsc.br/cursos/ingles/) com diferentes abordagens teóricas e temáticas que englobam, por exemplo, análise do discurso, literaturas de língua inglesa, estudos da tradução, linguística aplicada, literatura e cinema, etc.
Além dessas disciplinas, os alunos têm à disposição uma vasta oferta de matérias optativas e atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACCs) que diversificam e enriquecem a formação dos estudantes.

MERCADO DE TRABALHO

O aluno formado em Letras Inglês pode atuar em diferentes campos profissionais.
Um dos principais campos é o ensino e as possibilidades de trabalho estão nas escolas públicas e privadas, lecionando no ensino médio e fundamental e nos institutos de idiomas. Ingressar no mestrado e no doutorado também é uma possibilidade para àqueles que querem seguir a carreira acadêmica e atuar no Ensino Superior. Empresas também procuram o profissional de Letras Inglês para ministrar cursos de aperfeiçoamento da língua inglesa com fins específicos para funcionários.
O graduado em Letras Inglês pode atuar ainda em editoras e agências de publicidades, desenvolvendo tudo que envolve o trabalho de revisão gráfica: preparação e padronização de textos, editoração, correção ortográfica e revisão de textos.
A tradução também é um campo no qual há uma grande demanda para o profissional de Letras Inglês, vertendo textos do português para o inglês e traduzindo textos técnicos, acadêmicos ou literários, fazendo a legendagem de filmes, de jogos e softwares.
O domínio do idioma expande as possibilidades de trabalho e, com um treinamento específico, o profissional de Letras Inglês pode atuar no ramo de comércio exterior, na diplomacia, trabalhar em companhias aéreas, agências de viagens, e no turismo em geral.

1ª Fase
2ª Fase
3ª Fase
4ª Fase
5ª Fase
6ª Fase
7ª Fase
8ª Fase
Disciplinas Optativas

    Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo
    Currículo Lattes
    adrianak@cce.ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Alinne B. Pires Fernandes
    Currículo Lattes
    alinne.fernandes@ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Anelise R. Corseuil
    Currículo Lattes
    hcorseuil@terra.com.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Celso Tumolo
    Currículo Lattes
    celsotumolo@cce.ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Daniel Serravalle de Sá
    Currículo Lattes
    d.serravalle@ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Débora C. Figueiredo
    Currículo Lattes
    deborafigueiredo@terra.com.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Donesca Cristina Puntel Xhafaj
    Currículo Lattes
    donesca@hotmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Eliana de Souza Ávila
    Currículo Lattes
    elavila.ufsc@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Glória Gil
    Currículo Lattes
    glorigil@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Hanna Kivistö-de Souza
    Currículo Lattes
    hanna.kivistodesouza@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Lêda M. B. Tomitch
    Currículo Lattes
    leda@cce.ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Lincoln P. Fernandes
    Currículo Lattes
    lincoln.fernandes@ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Magali S. Beck
    Currículo Lattes
    magalisperling@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Mailce Borges Mota
    Currículo Lattes
    mailcemota54@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Marcos Antonio Morgado de Oliveira
    Currículo Lattes
    marcos.morgado@ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Maria Ester W. Moritz
    Currículo Lattes
    nicamoritz@yahoo.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Maria Lúcia M. Martins
    Currículo Lattes
    maluminosa@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Maria Lúcia Vasconcellos
    Currículo Lattes
    marialuciabv@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Maria Rita Drumond Viana
    Currículo Lattes
    m.rita.viana@ufsc.br
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Raquel D'Ely
    Currículo Lattes
    raqueldely@gmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos

    Rosane Silveira
    Currículo Lattes
    rosanesilveira@hotmail.com
    Horário de Aulas
    Memorial - Anexos
    POLIDOCÊNCIA: PERCEPTION OF DISTANCE EDUCATION TEACHERS
    Autor: Aline Baseggio Sudo
    PDF: Download
    THE FANSUB ACTIVITY IN THE LEGEND OF THE SEEKER: RHYMES AS A CASE IN POINT
    Autor: Alissander Balemberg
    PDF: Download
    THE EFFECTS OF BILINGUALISM ON BRAIN FUNCTIONS: WHAT RECENT STUDIES HAVE TO SAY
    Autor: Cristina da Silva Ferreira
    PDF: Download
    THE PRODUCTION OF ENGLISH FINAL [¬] BY BRAZILIANS
    Autor: Daniel Hunckel Martins
    PDF: Download
    REPRESENTATIONS OF WOMEN IN AMERICAN RAP: A SYSTEMICFUNCTIONAL AND CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS
    Autor: Dayana Paro
    PDF: Download
    A COMPARATIVE ANALYSIS OF THE LEXICAL ITEMS TRANSLATION/TRADUÇÃO AND TRANSLATOR/TRADUTOR IN A BILINGUAL CORPUS: PARATEXTS AND INTRODUCTIONS OF ACADEMIC BOOKS ON TRANSLATION STUDIES IN BRAZIL
    Autor: Edelweiss Vitol Gysel
    PDF: Download
    O AUTO DA COMPADECIDA – A DOG’S WILL: AN ANALYSIS OF THE TRANSLATION OF IDIOMS IN THE ENGLISH SUBTITLE
    Autor: Emilene Lubianco de Sá
    PDF: Download
    PSYCHOANALYTIC REPRESENTATIONS OF “THE GENTLE LENA” BY GERTRUDE STEIN
    Autor: Fabrício Bernardini Schweitzer
    PDF: Download
    THE WOW EFFECT: ANALYSIS OF ABBREVIATIONS IN THE GAME WORLD OF WARCRAFT
    Autor: Felipe Antônio de Souza
    PDF: Download
    THE TRANSLATION OF INTERTEXT IN TERRY PRATCHETT AND NEIL GAIMAN'S GOOD OMENS
    Autor: Felipe Daufenbach Alves
    PDF: Download
    FOREIGN LANGUAGE INSTRUCTION: STUDENTS' PERCEPTION OF A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT
    Autor: Fernanda dos S. Becker Jacintho
    PDF: Download
    AN INTERTEXTUAL ANALYSIS OF THE HISTORICAL-CULTURAL CONTEXT OF ECLIPSED: A PLAY SET IN A MAGDALENE LAUNDRY
    Autor: Gabriela Medved Vieira
    PDF: Download
    “TU CASOU COM A MULHER ELÁSTICA?” ANALYZING FORMS OF ADDRESS IN THE BRAZILIAN PORTUGUESE DUBBING OF THE INCREDIBLES
    Autor: Graziella Mendez Cardoso Bridi
    PDF: Download
    ENGLISH AS A LINGUA FRANCA (ELF): CULTURAL ASPECTS IN BRAZILIAN EFL CLASSES
    Autor: Halessa Fabiane Regis
    PDF: Download
    DOTA 2 AS A TOOL FOR DEVELOPING PLAYERS’ LANGUAGE SKILLS IN ENGLISH: APPLYING THREE LEARNING PRINCIPLES TO THE CONTEXT OF THE GAME
    Autor: Hudson Cogo Moreira
    PDF: Download
    AM I A BILINGUAL TEACHER? A TEACHER’S REFLECTION UPON HER OWN PEDAGOGICAL PRACTICES OF TEACHING ENGLISH IN BRAZIL
    Autor: Ingrid Marjah Kukulka Xavier
    PDF: Download
    QUESTIONING NORMALCY: CONSTRUCTIONS OF DISABILITY IN HOUSE, M.D.
    Autor: Isabel Fontenelle Arantes
    PDF: Download
    A TRANSLATION OF KRAPP’S LAST TAPE AND BECKETT’S ‘ART OF DISARRAY’
    Autor: João Pedro Garcia Diniz Spinelli
    PDF: Download
    THE STUDY OF GENRES IN TEXTBOOKS: AN ANALYSIS OF GLOBETREKKER
    Autor: Karina Rodrigues Lacerda
    PDF: Download
    BRAZILIAN SPEAKERS’ DELETION OF THE WORD-FINAL /S/
    Autor: Karine Pinto Manfé
    PDF: Download
    GENRE IN DIGITAL CULTURE: CONTEXT, PROMOTIONAL GENRES AND WOMEN'S ROLES IN THE WEB
    Autor: LUCIANNA BUSATO SALLES
    PDF: Download
    HERMIONE, GINNY AND DOLORES IN HARRY POTTER AND THE ORDER OF THE PHOENIX: A FEMINIST APPROACH TO GENDER AND POWER
    Autor: Luene Langhammer Alves
    PDF: Download
    HARRY POTTER VERSUS CHILDREN’S LITERATURE: CAN THE SERIES OF BOOKS HARRY POTTER REALLY BE CLASSIFIED AS CHILDREN’S LITERATURE?
    Autor: Marisa Coutinho Jinkings Schmitzhaus
    PDF: Download
    BEYOND (OR NOT) THE TEACHER'S MANUAL
    Autor: Matheus André Agnoletto
    PDF: Download
    A COMPARATIVE STUDY OF LITERARY CORRESPONDENCES IN MAP OF DREAMS, THE TALE OF THE UNKNOWN ISLAND, AND MARITIME ODE
    Autor: Márcia Regina Barreto Moraes
    PDF: Download
    LONG WALK TO PRETORIA: A STUDY OF THE ADAPTATION OF NELSON MANDELA’S AUTOBIOGRAPHY “LONG WALK TO FREEDOM” TO THE CINEMA IN TERMS OF SUBJECTIVITY
    Autor: Olegario da Costa Maya Neto
    PDF: Download
    GABRIELA, CRAVO E CANELA: AN ANALYSIS OF PROPER NAMES THROUGH THE CONCEPT OF CSI (CULTURE-SPECIFIC ITEM)
    Autor: Paula Becker de Souza
    PDF: Download
    PNLD ENGLISH TEXTBOOKS INTO TEACHERS' HANDS: INTERFACES AND ISSUES
    Autor: Paula Eduarda Michels
    PDF: Download
    A TASK AS A TEST: STUDENTS’ PERCEPTION OF A TASK-BASED APPROACH TO A TESTING SITUATION
    Autor: Priscila Fabiane Farias
    PDF: Download
    TRANSLATING CARRIE’S VERBALLY EXPRESSED HUMOR: A STUDY OF THE DUBBED AND SUBTITLED VERSIONS OF THE FILM SEX AND THE CITY
    Autor: Priscila Pires Meireles
    PDF: Download
    THE NOTION OF AUTHORSHIO IN MATHEMATICAL TEXTS
    Autor: Rafael Descovi Galelli
    PDF: Download
    STUDENTS‟ MOTIVATION TOWARDS LANGUAGE LEARNING: CHANGES DURING A FOUR-YEAR-LONG UNDERGRADUATE ENGLISH PROGRAM
    Autor: Regina Cláudia de Souza Silva
    PDF: Download
    THE CONSTRUING OF ALLUSIONS IN AN UNABRIDGED TRANSLATION OF GULLIVER’S TRAVELS
    Autor: Richard Fernando de Souza Costa
    PDF: Download
    EXISTENTIAL ANGST: A READING OF SAUL BELLOW’S SEIZE THE DAY
    Autor: Sérgio de Souza
    PDF: Download
    THE NON-TARGET PRONUNCIATION OF THE CONSONANTS /θ/ AND /ð/ BY BRAZILIAN SPEAKERS OF PORTUGUESE: A SOURCE OF INCOMPREHENSIBILITY?
    Autor: Thaís Suzana Schadech
    PDF: Download
    A CORPUS ANALYSIS OF THE STRATEGIES USED IN THE TRANSLATION OF GENRE-TYPICAL EXPRESSIONS FROM ABSTRACTS IN AN INTERNATIONAL JOURNAL: CADERNOS DE TRADUÇÃO AS CASE IN POINT
    Autor: Willian Rosa Salmória
    PDF: Download
    Coordenador (a)

    Donesca Cristina Puntel Xhafaj
    Currículo Lattes
    coordenacao.ingles.ufsc@gmail.com
    Memorial - Anexos
    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina
    Brasil - CEP 88040-970
    Fone: +55 (48) 3721-9288